Em cerimônia solene, a Câmara Municipal outorgou o Título de Cidadão Joseense ao médico Fernando Callera, fundador do Centro de Hematologia do Vale e chefe do serviço de transplantes de medula óssea do Hospital Pio XII, em São José dos Campos. A honraria foi concedida pelo vereador José Dimas (PSDB) na noite desta sexta (29), no plenário da Câmara.
Prestigiado por profissionais da área da saúde, pacientes, familiares e amigos presentes na cerimônia, Callera expressou gratidão e afirmou ter tido sorte de encontrar as pessoas que passaram por sua vida ao longo de mais de duas décadas vividas em São José.
“É muito gratificante ouvir de vocês essas homenagens, dá uma sensação de missão cumprida, mas o dever não para. Chegar até aqui é fruto do trabalho, e posso garantir que entre erros e acertos tudo o que fizemos veio de dentro, veio da alma e por isso eu quis dividir com vocês”, afirmou o homenageado.
Foto: Flavio Pereira/CMSJC
O vereador José Dimas parabenizou Dr. Fernando pelo legado que tem deixado na cidade e enfatizou que se antes o médico se considerava um joseense de coração, hoje ele é um cidadão joseense de fato. “Sua existência deixa uma marca significativa na vida de muito joseense”.
Nascido em Araraquara, Callera formou-se na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), em 1992. No período de residência desenvolveu projeto sobre uma doença rara chamada anemia aplástica, caracterizada pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea. O tema foi defendido na tese de doutorado, em 1992, ano que também chegou a São José.
No Vale do Paraíba, Callera foi o responsável pelo primeiro transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) – modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras doenças do sangue, benignas ou malignas, hereditárias ou adquiridas ao longo da vida.
Fotos: Flavio Pereira/CMSJC
Foi também responsável pela implantação do serviço de onco-hematologia no município, com prioridade a pacientes com leucemias agudas. Em 2008 fundou o Centro de Hematologia do Vale e hoje chefia o serviço de transplante de medula óssea do Hospital Pio XII e de onco-hematologia do Hospital Regional de Taubaté.
Ele também recebeu homenagens de pacientes, como a nutricionista Juliana Ebran, que usou a tribuna para expressar sua admiração e gratidão ao médico, após diagnóstico de câncer. “Obrigada por ser esse profissional que ultrapassa a excelência médica, por ser um ser humano incrível, porque amparada por suas mãos abençoadas consegui vencer um dos obstáculos mais difíceis da minha vida, o transplante de medula óssea”.
O médico estava acompanhado de sua esposa, Alexandra Fernandes Callera, e dos filhos Fernando e Gustavo Callera. Entre os presentes, Dr. Danilo Stanzini Júnior, secretário de Saúde de São José dos Campos, no ato representando o prefeito Felício Ramuth, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Dr. Davi Alves de Souza Lima, o delegado do Conselho Regional de Medicina, Roland Freire de Oliveira, e demais autoridades.
Fonte: Câmara Municipal de São José dos Campos